2010-08-17 - 15:31:54
Fonte: Agência de Notícias - Costa Filho

UFPB sedia até quinta-feira Seminário Newton da Costa

Durante o evento, promovido pelo Departamento de Filosofia, será lançado o livro “Teoria da Recursão”

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia, do Departamento de Filosofia, da Universidade Federal da Paraíba está promovendo até esta quinta-feira (19) o Seminário Newton da Costa. De acordo com a programação do evento, nesta esta terça-feira (17) haverá debates e uma palestra com o matemático e filósofo paranaense Newton Carneiro Affonso da Costa, com início previsto para as 15h30, no Auditório do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da UFPB, Campus de João Pessoa.

Às 19h, no Auditório da Reitoria, será realizada a solenidade de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao professor Newton da Costa. A autora da propositura é a professora Ana Leda de Araújo, do Departamento de Filosofia da UFPB.

Newton da Costa é conhecido internacionalmente pelos trabalhos desenvolvidos na área de lógica. Ele tem três graduações pela Universidade Federal do Paraná. Em 1952 formou-se em engenharia civil, e em 1955 e 1956 obteve o bacharelado e licenciatura em Matemática ambos pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.

Na justificativa da propositura, a professora Ana Leda afirma que a concessão pela UFPB do título do Doutor Honoris Causa a Newton da Costa é um reconhecimento à inestimável contribuição do professor para o desenvolvimento científico da lógica, em especial da lógica paraconsistente. “Também se insere nas justas homenagens que o referido filósofo vem recebendo do mundo inteiro pelos seus 80 anos de idade, completados em 2009”, destaca.

Mesa redonda

Na quarta-feira (18), a partir das 8h, na Sala 506 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB, está programada uma mesa redonda sobre “Comunicações”, tendo como debatedores Stanley Kreiter (“Ceticismo”, "Razões Conclusivas" e “Lógica Epistêmica”), Dídimo Matos (“A lógica paraconsistente de Newton da Costa”) e Maíra Vasconcelos (“Relações semióticas entre matemática e física”).

À tarde, a partir das 14h, debates com os professores Matias Francisco Dias (“Hierarquias Aritméticas”) e Ricardo Silvestre (“Paradoxo da loteria, Plausibilidade e as Duas Abordagens da Indução”). Às 19h, o professor André Abath vai debater sobre “Como vencer a batalha contra o cético: Um guia contextualista”.

Lançamento de livro

Na quinta-feira (19), na Sala 500, a partir das 14h, debate sobre “Paraconsistentização de Lógicas”, com o professor Alexandre Costa Leite. Às 17h, na Estação Ciência, no Altiplano Cabo Branco, será lançado o livro "Teoria da Recursão", de Matias F. Dias e Leonardo Weber.

Matias Francisco Dias é professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Paraíba, pós-doutor em Teoria da Recursão pelo Departamento de Matemática da Universidade de Maryland (EUA). Leonardo Weber Castor é doutorando do Programa Integrado de Doutorado em Filosofia das Universidades Federais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.