2010-09-20 - 16:20:19
Fonte: Agência de Notícias - Costa Filho

Documentarista argentino participa de eventos na UFPB

Eduardo Montes-Bradley participa de lançamento de livro e filmes em João Pessoa

O documentarista argentino Eduardo Montes-Bradley está em João Pessoa onde cumpre agenda de compromissos até esta quarta-feira (22). Ele é conhecido por trabalhos biográficos de escritores latino-americanos e pela direção de “Samba no pé” (2005), que muitos consideram o melhor documentário sobre a história do samba feito por um cineasta estrangeiro.
A vinda de Montes-Bradley à Paraíba se deu por iniciativa da professora Pilar Roca, do Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas (Dlem) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Na manhã desta segunda-feira (20), na Biblioteca Central da UFPB, Eduardo fez a apresentação do livro "Las vidas paralelas de Montes-Bradley", da professora Pilar Roca. A obra é uma compilação de resenhas dos documentários roteirizados e dirigidos por Montes-Bradley sobre intelectuais argentinos. “O livro é uma fórmula escrita de apresentação dos documentários de Montes-Bradley nas universidades que se propõem a realizar cursos sobre literatura hispanoamericana. A ideia é a de que os professores de literatura o usem como apoio ao ensino", explicou.
Nesta terça-feira (21), a partir das 19h30, na Sala Cine Digital do Espaço Cultural José Lins do Rego, Eduardo Montes-Bradley participa da exibição do documentário "Calzada" (2010), também de sua autoria, sobre vida e obra do artista cubano-americano Humberto Calzada. Logo em seguida, o documentarista argentino faz o lançamento internacional do seu mais novo trabalho, "Waissman" (2010).
Na quarta-feira (22), também a partir das 19h30, na Sala Cine Digital do Espaço Cultural, será exibido "Samba in your feet" ("Samba no Pé" - 2005), considerado o melhor documentário feito por um estrangeiro sobre a história do ritmo musical brasileiro mais conhecido em todo o mundo.