2011-05-23 - 11:56:00
Fonte: Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral

UFPB sedia seminário sobre Segurança

Evento acontece nesta sexta-feira (27) e sábado (28), no auditório da Reitoria da UFPB, Campus de João Pessoa

O Gabinete do Deputado Federal Luiz Couto se uniu ao Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Referência em Direitos Humanos da UFPB e a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados para realizar o I Seminário Paraibano sobre Segurança Pública, Proteção de Direitos e Participação Social.

O evento que acontece nos dias 27 e 28 deste mês, no Auditório da Reitoria da UFPB, Campus de João Pessoa, prevê a participação do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e do deputado federal Alessandro Molon, membro da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e da Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado.

O que preocupa os organizadores do seminário é o desenfreado aumento no número de mortes violentas, principalmente de jovens, mulheres e homossexuais que tem vitimado uma parcela considerável da sociedade e alertado os Governos e entidades comprometidas com os direitos humanos (civis, políticos, sociais, econômicos, culturais, ambientais) no sentido de se construir caminhos que levem à mudança desse quadro na Paraíba.

O objetivo é promover o debate e articulação entre os Movimentos Sociais, a Academia, os representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e o Ministério Público, na perspectiva de construir proposições para o enfrentamento da violência e da criminalidade, além de possibilitar o diálogo fraterno e transparente entre a população e as instituições envolvidas e responsáveis pela Segurança Pública em nosso Estado.

De acordo com um dos coordenadores do I Seminário Paraibano de Segurança Pública, Proteção de Direitos e Participação Social, professor Paulo Moura, outro objetivo é apresentar propostas que possam interferir na construção de Políticas Públicas de Segurança tanto na esfera estadual como municipal e nacional.

Ele adiantou que serão promovidos sete grupos de trabalhos: Sistema de Justiça Criminal e Controle Social; Crime Organizado e Tráfico de Pessoas; Juventude e o Mapa da Violência 2011; Gênero e LGBT; Mídia e Segurança Pública; Questão Agrária e Violência no Campo; Sistema Penitenciário e a Proteção de Direitos.

As inscrições podem ser feitas através do SITE: www.segurancapublica2011.com.

Mais informações a respeito do assunto podem ser obtidas no Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH) da UFPB. Telefone; (83) 3216-7468.