UFPB - PÓLO MULTIMÍDIA
Programação TV UFPB Jornalismo Eventos Fale Conosco Serviços

Você está em: Página principal » Ver Notícias

Notícias

2011-08-15 - 09:42:14
Fonte: Agência de Notícias da UFPB/ Com informações do CE

Escola de Gestores abre inscrições

Os cursos serão realizados na modalidade a distância e o número de vagas deverá ser definido de acordo com a demanda

Encontram-se abertas até o próximo dia 26, as inscrições para os cursos de Especialização em Gestão Escolar, Especialização em Coordenação Pedagógica e Aperfeiçoamento em Gestão Escolar, para o biênio 2012/2013. Trata-se da terceira turma do curso de gestão, da segunda turma do curso de especialização e da primeira referente ao curso de aperfeiçoamento em gestão escolar.

 

Os cursos serão realizados na modalidade a distância e o número de vagas deverá ser definido de acordo com a demanda. Todo o procedimento de inscrição será feito através do portal do Ministério da Educação. Os profissionais que estejam exercendo a função de gestor escolar ou coordenador de escola da educação básica devem se dirigir à secretaria de educação de sua cidade ou à SEC/PB para obter mais informações.

 

O processo seletivo será realizado ainda este ano e a expectativa é de que as aulas se iniciem no início de 2012. Os cursos têm o objetivo de melhorar a qualidade da gestão e a prática escolar nas escolas da rede pública, especialmente nas que possuem baixo IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

 

A sua realização é de responsabilidade do MEC, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba - UFPB (que sediará as atividades e fornecerá a equipe de professores e mediadores a distância), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME e da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba / SEC-PB.

 

O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e surgiu da necessidade de se construir processos de gestão escolar compatíveis com a proposta e a concepção da qualidade social da educação, baseada nos princípios da moderna administração pública e de modelos avançados de gerenciamento de instituições públicas de ensino, buscando assim, qualificar os gestores das escolas da educação básica pública, a partir do oferecimento de cursos de formação a distância.

 

A formação dos gestores é feita por uma rede de universidades públicas, parceiras do MEC e como resultado dessa iniciativa, o Ministério espera a melhoria dos índices educacionais das escolas e municípios atendidos.

 

Mais informações com o professor Éder da Silva Dantas do Departamento de Psicopedagogia do Centro de Educação (CE) da UFPB; pelo telefone (83) 3216-7481 (Escola de Gestores); ou no endereço: http://www.pb1.com.br/blog/eder-dantas/ 

 

 
 
 
LAVID
LDMI
Editora Universitária
Tv Futura
 
Contato Caixa Postal 5125 - Cidade Universitária - João Pessoa - PB - Brasil
Cep: 58059-900 - Fone: (83) 3216-7720/7153
www.polomultimidia.ufpb.br / agencianoticias@tv.ufpb.br